12323 Bem-vindo ao novo Oene - Oene
beta

Bem-vindo ao novo Oene


E não estamos falando apenas do visual. Entenda melhor o que nós queremos com este site.

Dezembro costuma ser aquele mês de balanços, repensar tudo que você fez no ano – “eu fui uma pessoa melhor?” – e hora de começar as mandingas para o que vem por aí. Para nós, dezembro foi um mês de bastante reflexão também, mas mais do que isso, ele será lembrado como o mês em que o Oene voltou à atividade.

E não estamos falando apenas de uma mudança visual – que, aliás, nos deixou muito felizes, e você pode parabenizar o Gus e o Lucas pelo trabalho. Estamos falando também de uma equipe de fato e uma nova proposta, maior e mais ousada, do que o site quer ser daqui para a frente.

Você já deve conhecer bem o Pedro Burgos, que cuida da casa desde o primeiro dia, e escreveu alguns dos textos mais bacanas do ano por aqui. Mas o Oene não é o projeto de um homem só. Ele é agora um projeto de (pelo menos) seis mãos, e queremos que isso cresça ainda mais. Por isso, me apresento: meu nome é Leo Martins, sou jornalista, editor-chefe do Gizmodo Brasil e cantor de karaokê nas horas vagas. Apresento também o grande Leandro Beguoci, um jornalista de talento e visão indescritível que, para resumir em poucas palavras, conseguiu entrevistar Edward Snowden recentemente.

E o que pretendemos fazer por aqui? Essa é sem dúvida a parte mais importante desse momento de retorno, e a parte que mais nos deixa empolgados. Discutimos o que seria do Oene durante meses, e sempre foi um pouco difícil definir o que queríamos. Não queríamos “só mais um blog wordpress” ou um lugar para despejar textos grandes demais para outros sites. Sabíamos o que não desejávamos. E numa tarde quente deste reflexivo dezembro conseguimos sintetizar o que nos faz querer levar esse projeto adiante.

Queremos fazer com que você seja uma pessoa melhor. E, nesse processo, temos certeza que também vamos nos tornar pessoas melhores. Afinal, a gente sabe que escrever, no final das contas, é conversar.

Pode parecer ousado demais, complexo demais ou até arrogante, mas juro de pés juntos que não é. Com um mote desse em mente será muito mais fácil escolher o que falar com vocês. É normal que um veículo seja “especializado” em alguma coisa, ou tenha seções específicas, mas o Oene quer falar daquilo que achamos importante que seja dito, simples assim. Não iremos falar sobre tudo, mas queremos jogar luz em discussões importantes, ou em outras formas de ver um mesmo assunto – seja um tema em pauta do momento, seja algo que ninguém está discutindo, mas acreditamos que muito mais pessoas deveriam estar conversando sobre.

Queremos conversar com uma geração, a nossa geração – e também a que veio a seguir –, que se desacostumou a se reconhecer no jornalismo. Pessoas que leem jornais e revistas e não se sentem parte daquele debate, daquele discurso, daquela construção de texto. Sem ter muito espelho para se ver na mídia, não é de se estranhar que apenas bem poucas pessoas vejam sentido em pagar por conteúdo. Conteúdo rico, bem feito, estruturado – que faça algo para além do simples “informar”. Queremos mudar isso, aos poucos, e vocês leitores participarão do experimento.

Além desse momento de desamparo, vivemos tempos de radicalização em todo tipo de discussão na internet. Não é só em política ou futebol, os estandartes dos extremos, mas em qualquer assunto: eu e o Pedro, que vivemos de perto a cobertura de tecnologia, sabemos como poucos como a polarização de opiniões pode chegar em qualquer canto – seja sobre uma placa de vídeo ou um celular simples. Acreditamos que a imprensa caiu na cilada de alimentar esse tipo de comportamento (gera pageviews!), e não teremos problema algum em apontar os comportamentos discutíveis de outros veículos. Mas sempre faremos o esforço de sermos razoáveis.

Ser bem razoável será um norte para nós. Queremos dar mais do que opinião – a internet já está cheia delas. A ideia é apresentar teses, debates argumentados e pontos a serem discutidos. E não lhe trataremos com um idiota caso você discorde do que achamos. Buscaremos sempre as evidências e visões diferentes para conseguirmos pensar além do que nós mesmos já estamos acostumados.

E temos grandes planos para o Oene. Em nossa mirabolante visão para o futuro, o site é apenas uma plataforma para muitas ideias que temos em mente. Quando cada ideia for amadurecendo, traremos mais e mais notícias e novidades para vocês. Sempre com a ideia de que você será uma pessoa melhor, mais bem preparada e inteligente ao consumir conteúdo de qualidade, bem apurado, escrito e desenvolvido.

Assim, sinta-se à vontade na nossa casa, explore o novo design, conte-nos o que achou por email. Não se esqueça de passar pela seção “Doe”, onde deixamos bem claro como é importante que você também nos ajude a construir pessoas melhores. E prepare-se para um 2014 mais profundo.

some random quote lost in here.