beta

Quer escrever para o Oene? Veja como


O Oene voltou, e toda a equipe (eu) está produzindo textos, provavelmente longos, para agradar os fãs da série. Mas para fazer a visão do Oene se concretizar, e deixarmos essas páginas mais movimentadas, precisarei de algumas mãos. Você curte a ideia do site? Quer vê-lo melhor? Talvez você queira colaborar. Saiba como nesta exclusiva […]

O Oene voltou, e toda a equipe (eu) está produzindo textos, provavelmente longos, para agradar os fãs da série. Mas para fazer a visão do Oene se concretizar, e deixarmos essas páginas mais movimentadas, precisarei de algumas mãos. Você curte a ideia do site? Quer vê-lo melhor? Talvez você queira colaborar. Saiba como nesta exclusiva entrevista que fiz comigo.

O que você precisa, Pedro? Há meia dúzia de coisas técnicas que precisam ser feitas1, mas o que mais preciso no momento é, obviamente, gente para escrever textos. Não precisa ser jornalista, basta escrever bem e ter alguma coisa para mostrar como referência – um bom Twitter ou coisas publicadas em qualquer site, que eu possa ver, vale.

O que é pauta para o Oene

Basicamente qualquer assunto, mas damos preferência a algo que, se não é novidade (não precisa ser “notícia do dia”) seja de alguma forma inédito no .br da internet. Como falei ontem, o importante é que a pauta atenda esses três pré-requisitos:

A) Tem que ser algo que possa interessar aos leitores e que você gostaria de compartilhar com o maior número de amigos. (Ou seja: é interessante, para temos audiência, pegar um “assunto do momento”, mas o filtro maior é: “temos orgulho do que escrevemos a ponto de encher o saco dos nossos amigos com links?”)

B) O post precisa ter alguma abordagem que não encontramos na grande mídia brasileira, ou que foi vista em algum blog abaixo do radar.

C) Para escrever, precisamos ou ter um domínio relativo sobre o assunto, ou gastar mais tempo pesquisando ou acharmos alguém que tenha. Não podemos escrever bobagem ou sermos muito superficiais.

Como isso funciona na prática?

Pegue o exemplo do post sobre o Google Glass, que escrevi ano passado e permanece razoavelmente atual. Ele A) era um assunto “quente”, B) tinha uma abordagem (cética) pouco comum na mídia brasileira e C) eu estava acompanhando o desenvolvimento do negócio há algum tempo e cubro tecnologia há anos, então tinha algo a falar.

Outro assunto totalmente diferente que virou post, o SimCity como experimentação urbanística: A) o SimCity tinha sido lançado há pouco tempo e a questão do transporte público x individual é cada vez mais debatida, B) essa abordagem não havia sido feita na mídia local (mas foi bastante depois) e C) o André, que escreveu o artigo, se interessa muito por carro e é viciadíssimo em SimCity. Fez sentido?

Legal. E paga?

Sim. De R$ 50 a R$ 200 por texto, a ser combinado logo na discussão da pauta.

Não é pouco?

É. Pelo tipo de texto que quero, sim. Quando o site tiver mais dinheiro, aumentarei isso de acordo, não tenha dúvidas. O que eu posso dar em troca é um trabalho de edição atencioso, que pode ajudar você a explorar melhor suas ideias. O Rodrigo Ghedin e o André Ferraz, que tiveram textos editados por mim recentemente, podem atestar isso. Além disso, eu só pegarei o texto emprestado e pedirei uma “exclusividade” de 7 dias: você pode jogá-lo em qualquer lugar depois, vender ou o que quer que seja. Se pensarmos que a ideia dos posts no Oene é eu te ajudar a expressar melhor um argumento, e você ganhar algum destaque com ele, pode ser um bom negócio para algumas pessoas, espero que para você. Te digo que ele vai ficar mais bonito aqui que postado no Facebook.

Legal. Pra onde eu mando email com ideias?

Eu passei quase 6 anos como freelancer de revistas, e me acostumei a uma dinâmica que gostaria de repetir aqui: você me manda email com um assunto, se eu aprovar, você manda uma pauta mais elaborada, para aí sim começar a escrever o texto. No caso do SimCity, por exemplo, a pauta foi meio conversada ao vivo, no Facebook e GTalk, mas na prática foi mais ou menos assim:

É possível uma cidade viver sem carros? Uma investigação em SimCity. (Ideia Aprovada). Pauta: A ideia é pegar esse experimento que eu vi no Reddit, e não saiu em outros lugares, e tentar reproduzir. Você iria jogar no SimCity e descrever as dificuldades, como daria certo ou por que deu errado. No meio do caminho, seria uma boa ideia falar das experiências com transporte público nos outros lugares, as dificuldades das cidades brasileiras, etc. E no fim, a partir do resultado do experimento, você tenta dar alguma espécie de dica urbanística. Se não funcionar, vale a discussão mesmo assim.

Se você incluir algumas boas fontes de cara, e já pensar mais ou menos na estrutura do texto, melhor. Se não, vamos pensando junto aqui, pelo email ou no GTalk. Se você for de São Paulo, podemos tomar um café por aí. A ideia é provocar os leitores (provocar no bom sentido da palavra) e melhorar o nosso raciocínio.

E se você não gostar da ideia ou do texto pronto?

Eu sou bastante chato com a qualidade, e quero que o Oene melhore o atual padrão de textos. É bastante importante você dar uma olhada nas melhores coisas que a gente publicou aqui, e na hora que mandar uma ideia, ou pensar no seu estilo, ver se ele cabe no site, se ele fica bem ao lado dos outros bons textos que produzimos, se tem a ver com a linguagem despojada porém cheia de referências e abordagem razoável que perseguimos. Se eu tiver que mexer demais no texto, das ideias às vírgulas, poderei devolver. Nada pessoal, mas queremos nos concentrar no que é melhor para todo mundo: eu, você e leitores.

Parece bom, então. Como fazer?

Manda email com alguma ideia para o pedro@oene.com.br. E espalhe este link para quem você achar que poderia colaborar com o espaço. Obrigado! =)


  1. O que eu preciso atualmente é de microjobs tecnológicos, de acertar os botões de compartilhamento lá embaixo, colocar um link para o Pocket e algumas coisinhas que eu não sei fazer porque ainda estou na lição 5 de CSS do CodeAcademy. Se você acha que pode ajudar, basicamente na brodagem, mande-me email no pedro@oene.com.br. Se você é designer e quer melhorar o visual do Oene, saiba que não está só, mas ainda não tenho verba para isso no momento. Mas vai pensando aí. =) 

some random quote lost in here.