Chaves PIX em meu nome, saiba como consultar todas elas

Com o uso do novo método de pagamento instantâneo de transferências criado pelo Banco Central, os consumidores precisam ficar atentos com as chaves PIX em seu nome. Dessa forma é possível identificar possíveis cadastros feitos sem autorização por parte das instituições financeiras.

Neste artigo vamos explicar como você pode ter acesso a todas as chaves PIX, incluindo as que são feitas com CPF, e-mail, número de celular ou chave aleatória. Veja abaixo como fazer a consulta ou cadastro das chaves PIX!

chaves-pix-em-meu-nome Chaves PIX em meu nome, saiba como consultar todas elas
Conheça o sistema de Chaves PIX

As chaves PIX são uma nova forma de pagamento, trata-se de uma espécie de “nickname” – um código único e exclusivo para a sua conta – que lhe permite receber transferências sem ter de fornecer todas as informações.

Para finalizar a transação, basta enviar as chaves PIX para receber as transferências sem precisar fornecer o número da sua conta, CPF ou outras informações. Em outras palavras: é meio muito mais fácil, rápido e seguro.

O Pix possui duas características que caracterizam um serviço de pagamento instantâneo na definição internacional:

O recurso está disponível para o destinatário do evento imediatamente – em segundos. O serviço de transporte está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso é possível graças a uma nova infraestrutura criada pelo Banco Central especificamente para o Pix, o Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI).

Este sistema está aberto a todas as instituições credenciadas pelo BCB e demais instituições de pagamento que queiram oferecer o serviço Pixi a seus clientes.

No SPI, as transações acontecem por meio de um sistema de comunicação padronizado que garante uma comunicação eficiente, rápida e segura entre todos os órgãos participantes. O pagamento é feito nas contas especiais de instituições localizadas no banco central dentro do sistema de pagamento expresso – veja informações mais detalhadas abaixo.

Essa estrutura funciona a qualquer hora sem interrupção do serviço, o que garante a possibilidade de realizar transferências e pagamentos com as chaves Pix a qualquer hora do dia, dentro do limite de segurança definido pelo gerente da conta.

Quais são os tipos de chaves PIX?

O código que você usa com as suas chaves PIX fica à sua escolha. Você pode usar vários formatos diferentes para criar uma chave exclusiva. Uma pessoa pode cadastrar no máximo chaves, que podem ser utilizadas em diversas situações:

  • CPF: Pode ser utilizado para transferências mais formais com instituições comerciais ou empresas, por exemplo
  • Mobile: Por se tratar de dados privados, é ideal para compartilhar entre familiares e amigos
  • E-mail: Pode ser usado para eventos empresariais e familiares
  • Código aleatório: Este método pode ser usado quando você deseja realizar uma operação sem revelar suas informações pessoais, tornando a transação mais segura e confidencial.

Para pessoas físicas, o número máximo de chaves Pix permitido por conta é de até cinco. Já para as pessoas jurídicas podem ter até 20 chaves por posse, ou seja, na conta bancária. O cadastro das chaves PIX é muito rapido e facil, veja um pequeno passo a passo:

  • Abrir o aplicativo do banco que utiliza
  • Encontre a área “Pix” e selecione “Minhas Chaves” e depois “Cadastro de Chaves”
  • Selecione uma das opções da tela como a chave vinculada a esta conta
  • Conclua o registro da chave seguindo as instruções de confirmação na tela.

É possível fazer operação via PIX sem ter chave?

Sim, mesmo que seja mais fácil utilizar o PIX com a sua chave, ela não é um fator determinante para a operação. É possível receber transferências através do PIX sem ter uma chave, desde que seja disponibilizado seus dados pessoais.

Consultar Chaves PIX em meu nome

Uma consulta detalhada para saber quais os bancos e instituições financeiras têm seu CPF ou CNPJ, é uma chave PIX que pode ser feita transferência de dinheiro do registro para o banco central. Nas informações apresentadas na consulta, teremos o seguinte:

  • Tipo de Chave Cadastrada, CPF, E-mail, Celular , Código QR ou número/chave aleatório
  • Código com uso do CPF, E-mail, chave Aleatória ou Número do Celular
  • O nome da instituição financeira onde a chave está registrada
  • (Se necessário) instituição e conta

O cadastro para sua consulta deve ser feito pelo próprio Registro do Banco Central, onde seu acesso pode ser feito pelo Site oficial BCB.gov.br. Ao acessar, siga o passo a apasso abaixo:

  • Vá em “Serviços” e depois em “Cidadão”
  • Clique na opção “Mais serviços”
  • Depois “Minha vida financeira”, “Chaves do PIX”
  • E por último “Consultar o relatório de Chaves PIX”

E pronto, você poderá consultar quais são as chaves PIX em meu nome, podendo reconhecer as que você tenha criado ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *