Como abrir uma franquia do Starbucks? Veja o valor de investimento

Muitas pessoas sonham em abrir uma franquia do Starbucks da famosa rede de cafés. Mas isso é possível? Infelizmente, a resposta é não! A franquia do Starbucks não existe, mas uma licença sim.

Com um investimento mínimo de R$500 mil, você pode se tornar um revendedor do Starbucks ao invés de um franqueado. Quer entender melhor como funciona e o investimento? acompanhe abaixo!

como-abrir-uma-franquia-do-starbucks Como abrir uma franquia do Starbucks? Veja o valor de investimento
O que é a “Franquia do Starbucks”?

O Starbucks é uma corporação multinacional americana que detém o título de maior rede ou franquia de cafeterias do mundo. Tem sede em Seattle e seu nome é inspirado no personagem Starbucks em “Moby Dick”. Na verdade, seu logotipo é uma escultura escandinava do século XVI de uma sereia de duas caudas, uma referência à data.

Além das bebidas mais populares, cappuccino e expresso, a Starbucks também oferece outros tipos de produtos, como chás e acompanhamentos.

Normalmente, as lojas da “franquia do Starbucks” estão localizadas em outros locais comerciais, como livrarias e shopping centers. Atualmente, possui mais de 20.000 lojas em todo o mundo. Sua primeira unidade foi inaugurada em 1971.

Depois de Seattle, investiu em Vancouver e Chicago no mesmo ano. Em 1992 já contava com mais de 165 pontos de venda.

Qual a diferença entre “franquia Starbucks” e o licenciamento?

Os interessados ​​neste negócio devem saber que a rede opera em um sistema chamado incorretamente de franquia. Na verdade, embora esse seja o nome mais comum, uma franquia do Starbucks é na verdade uma licença concedida para comercializar produtos e marcas com mais liberdade.

Em princípio, os investidores em franquias se beneficiam não apenas dos produtos e suporte da marca, mas também da experiência da empresa. Ou seja, todo o conhecimento que você adquire ao longo do seu trabalho.

Dessa forma, o franqueador pode aplicar esse aprendizado em sua loja para uma cobrança mais rápida e precisa. Além disso, existem outras diferenças entre os dois modelos, pois o franchising exige um maior investimento e comprometimento em seguir os padrões estabelecidos pela rede.

Por outro lado, uma licença de marca permite ao investidor usar todos os produtos, nomes e logotipos do grupo. Porém, não há conhecimento, então um empresário pode trabalhar como quiser, aplicando as estratégias que achar melhor em sua loja.

Isso significa que os licenciados têm mais independência e suporte básico e não são obrigados a seguir padrões estabelecidos. Nesse caso, a franquia de café Starbucks, apesar do nome, atua apenas como licenciada. Ou seja, os investidores têm acesso aos produtos e serviços, mas têm autonomia na forma como são geridos, como funcionam, e não precisam ter acesso ao conhecimento da empresa.

Franquia Starbucks

  • Ocorre investimento no sistema de gestão
  • Aprende a administrar o negócio
  • Seguir obrigações e padrões estabelecidos pela rede
  • Investimento em um modelo existente, da marca que já é consolidada no mercado
  • Fornecedores e Know-how de gestão

Licenciamento Starbucks

  • Investimento no direito de utilizar a marca e vender os produtos
  • Independência na gestão do negócio
  • Não terá nenhuma obrigação de seguir padrões da rede
  • Investimento menos
  • O revendedor poderá decidir como vai trabalhar
  • Know-how da empresa não é transmitido ao licenciado

Quanto custa abrir uma Franquia do Starbucks?

Depois de entender como funciona abrir uma franquia do Starbucks, custando em média R$500 mil para licenciar uma marca na prática. Esse valor é usado para comprar direitos de reprodução de produtos, serviços e nomes de redes.

Dessa forma, os investidores poderão vender o mesmo café que a Starbucks produz, por exemplo, usando seu logotipo, xícaras e cores. No entanto, esse dinheiro é usado apenas para licenciamento de marcas, portanto, abrir uma loja ainda requer um investimento.

Ou seja, fica a critério do empresário, que deve usar o capital o quanto quiser para desenvolver a loja. Esse processo também aborda outros pontos importantes, como:

  • Faça a escolha do local
  • Realização da elaboração dos alvarás
  • Vistorias
  • Construção da loja

Faturamento da franquia do Starbucks

Os interessados na Franquia do Starbucks podem se achar atrativo empreender nesse ramo, pois é possível ter uma renda mensal média que varia de R$25.000 a R$120.000.A princípio, pode ser difícil determinar esse valor, pois depende da evolução do negócio e está diretamente relacionado à estratégia adotada pelo empreendedor.

No verdadeiro Franchising, o know-how da rede ajuda os investidores a aplicarem diversas práticas de vendas, assim o faturamento estará na média esperada pela empresa e suas unidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *