Cid M255 do auxílio-doença no INSS: Saiba o que é e o que significa

O que afeta a vida de um cidadão é quando ele passa por um momento em que a doença o obriga a se ausentar do trabalho, ou por causa de uma deficiência ele é obrigado a parar de trabalhar e se aposentar. Todos precisam conhecer seus direitos e como serão apoiados quando alguém estiver doente.

Para tirar todas as dúvidas sobre isso, vamos falar sobre o Cid M255 do auxílio-doença no INSS, onde você poderá entender o que ele significa e como funciona. Acompanhe abaixo para conhecer e ver os seus direitos!

cid-auxilio-doenca Cid M255 do auxílio-doença no INSS: Saiba o que é e o que significa
Como funciona o auxílio-doença?

O auxílio-doença é quando um funcionário está temporariamente incapacitado para o trabalho. Trata-se de um benefício por incapacidade, mas para comprovar a existência do impedimento, o segurado deve passar pela perícia médica para averiguar seu problema e garantir o afastamento do trabalho. O auxílio-doença é pago para os trabalhadores que:

  • Tenham cumprido o período de carência exigido (se for o caso)
  • Estiver incapacitado para trabalhar ou excercer suas atividades habituais
  • Por um tempo de mais de 15 dias consecutivos, ou no período de 60 dias

Para conseguir ter direito ao auxílio-doença, é necessário cumprir o período de carência, existir a incapacidade para o trabalho e passar pela perícia médica do INSS.

Qual o significado do Cid M255?

O Cid M255 é utilizado para designar a “Dor articular”, sendo um termo genérico para a classificação da presença de dor em uma ou mais articulações, que podem ser causadas por diversas doenças ou condições médicas como artrite, lesões articulares, infecções e muitas outras.

As articulações são estruturas do nosso corpo, onde os ossos se encontram e realizam os seus movimentos. Elas são muito importantes para que seja possível realizar a movimentação do corpo.

O desgaste das estruturas, causadas até mesmo por doenças ortopédicas, podem causar muitas dores e dificuldades no movimento. A dor articular pode ser causa por algumas condições como:

  • Artrite reumatoide: doença autoimune que afeta as articulações e causa dor, rigidez e inflamação
  • Osteoartrite: condição que acontece quando a cartilagem que realiza a proteção das articulações se desgastam, resultando em dor e rigidez
  • Lesões articulares: lesões como contusões, entorses e fraturas podem causar a dor na articulação
  • Bursite: inflamação das bursas, que são pequenas bolsas de fluidos que amortecem as articulações
  • Tendinite: inflamação dos tendões que fazem a ligação entre os músculos aos ossos

Diagnóstico do Cid M255

A dor nas articulações pode ser diagnosticada por um ortopedista ou clínico geral, que geralmente realiza uma avaliação física e pode solicitar exames de imagem ou laboratoriais para ajudar a determinar a causa da dor.

O tratamento depende da causa, mas pode incluir medicamentos para reduzir a dor e a inflamação, fisioterapia, exercícios e, em alguns casos, cirurgia.

É importante consultar o seu médico se tiver dor nas articulações persistentes ou se estiver afetando sua qualidade de vida.

Cid M255 do auxílio-doença no INSS

A concessão do auxílio-doença (agora denominado auxílio por incapacidade temporária) em caso de diagnóstico de dores articulares depende do preenchimento de determinadas condições.

Antes de tudo, vale ressaltar que o auxílio-doença é um benefício do INSS pago aos trabalhadores que se encontram temporariamente incapacitados para o exercício de suas funções.

As condições necessárias para requerer o subsídio de doença são: declaração de dependência, ausência e incapacidade parcial e temporária para o trabalho. Para comprovação do Cid M255 do auxílio-doença no INSS, será necessário fazer:

  • Exames, histórico clínico e da evolução dos sintomas
  • Entrar no site do Meu INSS
  • Em sequência, fazer login na plataforma digital
  • Após conseguir acessar, selecione o botão “Novo pedido”
  • Em seguida, leia todo o texto e avance seguindo as orientações
  • Por último, agende uma perícia médica junto ao INSS

É importante que o cidadão reúna todos os documentos para comprovação da incapacidade. Alguns documentos que podem ser utilizados para comprovar a doença ou a lesão, são:

  • Atestado médico (com informações sobre o tempo de afastamento, superior a 15 dias, nome completo do médico e assinatura, Cid da doença e muitos outros dados)
  • Laudo Médico
  • Exames médicos que contenham as alterações (tomografia, raio-x, ultrassonografia, entre outros)
  • Receitas médicas (prescrição do medicamento para o tratamento)
  • Prontuário médico

O resultado da perícia médica feita no INSS pode demorar um período de 90 dias para sair o resultado, ou poderá ser ainda maior dependendo do caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *